Comidas típicas de Curitiba

Curitiba, além de ser bela e aconchegante, é dona de comidas típicas que dão água na boca só de pensar. Clique aqui e conheça os melhores pratos da região sul do país!

A todas as pessoas que amam gastronomia, chegou o momento de conhecer um pouco mais sobre as comidas curitibanas – a qual é bastante diversificada já que muita coisa foi trazida pelos imigrantes.

Trouxemos alguns dos pratos mais típicos do estado e da capital do Paraná para você se deliciar quando estiver visitando a cidade.

Conheça tudo sobre a gastronomia curitibana a seguir, no O-Curitiba!

comidas típicas de curitiba

Carne de Onça

Preparada com carne moída e muito bem temperada – com pimentas, cebolas e mostarda escura –, a Carne de Onça é servida crua sob um pão preto. Esse prato é típico de Curitiba e muitas outras cidades paranaenses também saboreiam a Carne de Onça.

Além disso, não se assuste! O nome não faz referência ao tipo de carne, não – a carne é de origem bovina. Acredita-se que o nome foi dado devido ao “bafo de onça” que a pessoa fica após ingerir esse prato.

Se você não está acostumado com esse tipo de comida, pode estranhar no início – devido aos fortes temperos e a carne crua. De qualquer forma, o prato é simplesmente delicioso, e a carne desce muito bem com uma cerveja geladinha.

Você não vai ter problemas em encontrar essa refeição, afinal, é uma comida típica do Paraná. Outros estados brasileiros, como Santa Catarina, também apreciam esse sabor – mas lá é chamado de Hackepeter.

Três pratos curitibanos que você precisa experimentar

Confira quais são os 3 pratos que você não pode sair de Curitiba sem provar:

Barreado

A comida mais típica de todo o litoral do estado, o Barreado é preparado com diversas carnes e muitos temperos.

A carne temperada é cozida durante horas, até se desmanchar em forma de caldo. Como acompanhamento de prato, pode-se servir arroz, pimenta, farinha de mandioca e banana.

É a principal refeição do município de Morretes, que fica a alguns quilômetros da capital. Vários restaurantes servem esse prato todos os dias porque os paranaenses realmente o aprovam.

Eisbein: Joelho de Porco no estilo alemão

O Joelho de Porco é preparado conforme a gastronomia alemã, com um cozimento lento, sendo seguido por um assamento até ficar crocante no lado de fora – o prato não tem erro e é impossível não se deliciar.

É facilmente encontrado em restaurantes alemães e é considerado um dos pratos típicos de todo o estado.

Pinhão

Símbolo do Paraná, cujo nome da cidade de Curitiba tem origem indígena e significa “muitos pinheiros”, nada mais justo do que você experimentar a comida mais típica da região – o pinhão.

Logo ao chegar na cidade, você já se depara com diversas araucárias – elas que dominam as paisagens paranaenses. As suas sementes, produzidas através das pinhas, são chamadas de pinhão – sim, esse mesmo que comemos.

O pinhão pode ser servido com sal ou em receitas específicas. Você pode encontrá-los nos supermercados ou em feiras na beira da estrada.

Rollmops: peixe em conserva de origem alemã

Influenciado fortemente pela cultura alemã, o prato Rollmops é outra especialidade da capital paranaense. O peixe é servido em conserva, sendo geralmente arenque, e está enrolado ao redor de um pepino ou cebola em conserva – om certeza, essa refeição não é para todo mundo.

Outros países, principalmente no continente europeu – com a Finlândia – também oferecem esse tipo de iguaria. Pode ser servido como um petisco, sendo acompanhado por uma cerveja bem gelada, mas também combina muito bem com pão e salada.

Outros pratos típicos do Paraná

A lista de comidas típicas do Paraná não para por aí. Veja essa lista com os nomes de outros pratos que são facilmente encontrados nas cidades paranaenses e servem como símbolo da cultura do estado.

  • Pierogi, a famosa massa recheada do leste europeu
  • Borsch, a sopa de beterraba de origem do leste da Europa
  • Entrevero de Pinhão, com carnes variadas bem temperadas, vegetais e pinhão
  • Feijão Tropeiro, recheado de linguiça, couve, bacon, ovos e farinha de mandioca
  • Arroz de Carreteiro, com carne bem sequinha e desfiada
  • Vina, a salsicha de origem alemã
  • Produtos coloniais também são bastante encontrados nas cidades do Paraná
  • Tereré, a bebida feita com erva-mate, água fria e limão

Recent posts

Menu

Pages